Entre em contato com uma de nossoas unidades.

Quando procurar um cardiologista? Veja os 5 sintomas para você ficar em alerta

por

A Salve separou os 5 sintomas principais que podem indicar quando procurar um cardiologista o quanto antes. Confira todos os detalhes e veja a importância de visitar o seu médico regularmente.

Saber quando procurar um cardiologista é essencial para a sua saúde. Confira 5 sintomas que podem indicar problemas cardíacos (Foto: Reprodução)

Você já se perguntou quando procurar um cardiologista? Muitas pessoas desconhecem os sintomas que podem indicar um problema no coração, mas para evitar problemas mais graves, é preciso ficar de olho.

Muitas doenças cardíacas são silenciosas, e ir ao médico o quanto antes pode fazer toda a diferença.

Por isso, a Salve separou os 5 sintomas principais que podem indicar quando procurar um cardiologista o quanto antes. Confira todos os detalhes e veja a importância de visitar o seu médico regularmente:

Quais as doenças cardíacas mais comuns?

Pode não parecer, mas visitar regularmente o seu cardiologista é fundamental para manter sua saúde em dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardíacas são as que mais matam pessoas no mundo, com cerca de 7,5 milhões de mortes por ano.

E não se trata apenas de doenças graves, mas também problemas congênitos e hereditários que poderiam ter sido tratados com visitas regulares ao médico.

Por exemplo, a doença cardíaca mais comum é a arritmia, uma condição caracterizada por batimentos irregulares. No entanto, a arritmia pode aparecer em diversos níveis, e, muitas vezes, é indetectável até evoluir para um quadro mais grave.

O mesmo acontece com a insuficiência cardíaca, onde o coração não consegue bombear sangue corretamente. Nesse caso, até mesmo atividades cotidianas podem ser perigosas.

E, claro, o ataque cardíaco, quando parte das células cardíacas morrem por falta de sangue, e o coração pára de funcionar corretamente.

Essas e outras doenças cardiovasculares podem ser detectadas em seu estágio inicial, desde que descobertas a tempo.

Por isso, nós recomendamos que você fique atento para alguns sintomas que podem se manifestar.

5 sintomas que indicam quando procurar um cardiologista

Se você tem dúvidas sobre quando procurar um cardiologista, a Salve te ajuda listando 5 dos principais sintomas de problemas cardíacos.

Dessa forma, você poderá prestar mais atenção no seu corpo, e ir a um médico assim que notar que algo está errado.

Confira os indícios mais comuns de doenças no coração:

1. Falta de ar ao fazer esforço

Muitas vezes, a idade ou o cansaço dificultam a execução de algumas atividades simples, que consideramos fáceis.

No entanto, ter falta de ar ou cansaço ao fazer o menor esforço pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca, quando o coração não bombeia sangue o suficiente.

Esse quadro pode evoluir para um problema mais grave, então, se notar que a condição se repete mais de uma vez, fique atento.

2. Palpitações

As palpitações são uma resposta normal do corpo humano para diversas situações, como medo ou ansiedade.

Entretanto, se você notar palpitações mais vezes do que considera normal, sem motivos aparentes, recomendamos que agende uma visita ao cardiologista o quanto antes.

Isso pode ser sinal de arritmia ou outras condições cardíacas.

3. Dores de cabeça frequentes e sem motivo aparente

Muitos sinais podem ser confusos, como a dor de cabeça. Esse sintoma pode indicar inúmeras condições adversas, ou apenas um dia mais cansativo.

Por isso, é importante que você fique atento, e veja se as dores surgem sem motivo aparente, e com maior frequência.

Geralmente, elas também acompanham outros sintomas, o que ajuda no diagnóstico inicial que indica quando procurar um cardiologista.

4. Dores no peito

É claro, um dos sintomas mais aparentes de problemas cardíacos são as dores no peito.

Podem ser de intensidade leve, moderada ou grave, podendo indicar uma condição mais grave. Nesses casos, é fundamental ir até um hospital ou cardiologista o mais depressa possível, pois pode ser o início de um ataque cardíaco.

Na Salve, você tem acesso à cardiologistas de prontidão em todas as clínicas, para solicitar uma consulta com o médico mais perto de você.

Dores no peito são um dos sintomas mais graves, e o menor indício deve ser tratado com seriedade.

5. Desmaios

Por fim, caso você esteja desmaiando com frequência, procure um cardiologista imediatamente.

Esse sintoma pode indicar diversos problemas, como insuficiência cardíaca ou problemas de distribuição de oxigênio.

Além disso, mesmo que não seja uma adversidade no seu coração, desmaiar regularmente indica um problema sério, e você deve começar descartando as primeiras possibilidades.

Qual a importância de visitar este especialista regularmente?

Muitas pessoas não sabem quando procurar um cardiologista sem estar apresentando nenhum sintoma.

No entanto, mesmo sem indícios aparentes, nós também recomendamos fazer um check-up de rotina pelo menos uma vez ao ano.

Isso porque são os exames periódicos que podem identificar, por exemplo, doenças hereditárias. Muitas pessoas sofrem de problemas cardíacos por conta da genética, e não sabem disso.

Além disso, ir ao cardiologista com frequência ajuda a saber as condições do seu coração e da sua saúde.

Homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 50 anos devem ir ao cardiologista anualmente. Pessoas que possuem casos de problemas na família, ou uma condição prévia, devem realizar uma consulta a cada 6 meses.

Por fim, é importante não esperar todos os sintomas aparecerem para procurar o médico. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Onde procurar um cardiologista?

Existem diversos locais e clínicas que oferecem serviços de cardiologia.

Caso você esteja sentindo um ou mais sintomas, procure um pronto-socorro imediatamente. No entanto, se não estiver com nenhum indício mais preocupante, pode marcar com um médico de sua preferência.

Mas, geralmente, consultas de rotina pedem alguns exames, e é importante procurar uma clínica que possa oferecer todos os serviços no mesmo lugar.

A Salve, por exemplo, conta com todos os aparelhos necessários para um exame cardíaco completo, em nossas 3 unidades, com os preços mais acessíveis..

Entre em contato conosco em um de nossos endereços, e não deixe de visitar o seu cardiologista regularmente, para garantir a saúde do seu coração.

  • Centro: Rua 6, n°430, St. Central – Goiânia (Ao lado da Flávio’s Calçados)
  • Pio XII: Av. Pio XII, Qd, 97, Cidade Jardim – Goiânia (Em frente a Big Lar)
  • Garavelo: Av. da Igualdade, Qd. 90, St. Garavelo – Aparecida de Goiânia  (Ao lado do Bradesco)



Voltar ao topo WhatsApp