Não perca tempo. Agende já sua consulta ou exame.

Quantas vezes ao ano preciso ir ao médico?

por

Quer saber quantas vezes ao ano precisa ir ao médico? Saiba o que considerar!

Quer saber quantas vezes ao ano precisa ir ao médico? Saiba o que considerar!

Se você está se perguntando “quantas vezes ao ano preciso ir ao médico?”, significa que se preocupa com sua saúde, e está indo pelo caminho certo.

Muitas pessoas se preocupam com que frequência precisa ir ao médico, e acabam realizando uma consulta apenas quando estão com sintomas mais graves. Por outro lado, existe uma série de fatores que impedem uma frequência regular ao médico, como falta de acesso a uma clínica popular ou plano de saúde.

Dessa forma, para garantir que você vá ao médico com a regularidade certa, é possível checar alguns requisitos básicos e condições diferentes para cada pessoa. Confira os principais aspectos que indicam quantas vezes ao ano você precisa ir ao médico. Continue com a gente!

Idade 

“Quantas vezes ao ano preciso ir ao médico?”. Bom, isso vai depender da sua idade.

Diferentes faixas etárias precisam de maior, ou menor, atenção em sua saúde, o que muda a frequência com que precisam ir ao médico. Recém-nascidos e bebês de até um ano precisam de acompanhamento de um médico pediatra a cada 2 ou 3 meses.

Conforme a criança cresce, a quantidade de vezes ao ano que precisa ir ao médico diminui para seis meses, e, depois, anualmente. Enquanto isso, jovens e adultos podem realizar os chamados check ups uma vez por ano, se não forem identificadas nenhuma doença.

Finalmente, idosos precisam de um acompanhamento mais rigoroso, especialmente por conta da condição mais frágil de seus corpos. O ideal é o acompanhamento especializado, com médico geriatra, por exemplo, novamente a cada seis meses.

Além disso, casos especiais, como grávidas, independente da idade, devem ir ao médico mensalmente, até o sexto mês de gestação. Então, a frequência pode aumentar para 15 dias, até o nascimento do bebê e as visitas mensais.

Sintomas recorrentes

Agora, se você está se perguntando “quantas vezes ao ano devo ir ao médico?” ou está pensando em visitar a Salve Saúde Popular, precisa considerar os sintomas que está sentindo.

Não é incomum que as pessoas passem meses, até mesmo anos, sem ir a uma consulta, apenas porque não estão sentindo nada. Ou, pior, ignorando os sintomas.

Muitas doenças são silenciosas, e só se manifestam nos piores casos. Para evitar essas situações, é preciso um check up periódico. Assim, preste atenção em seu próprio corpo, e identifique a hora de voltar ao médico.

Uma tosse que não passa? Gripe pela terceira vez no mês? Manchas na pele que acredita ser do sol? Coceira, inchaços? Dores de cabeça no fim do dia Esses e outros sintomas podem ser sinais preocupantes para sua saúde.

Por isso, não menospreze os sinais, e aumente a frequência da ida ao médico até que garanta que nada está errado. Procure a Salve Saúde Popular, em Goiânia e Aparecida, e faça consultas e exames rotineiros.

Histórico de família

Por fim, é importante checar seu histórico de família para garantir um número adequado de consultas ao longo do ano. Doenças hereditárias podem se manifestar silenciosamente em diferentes pessoas. Hipertensão, diabetes e vários tipos de câncer surgem quando menos se espera.

Assim, quanto antes descobrir, maiores as chances de controlar a doença, e curá-la totalmente. Isso só é possível quando se vai ao médico regularmente. Se sua família possui um histórico de doenças hereditárias, é uma boa ideia fazer um check up periódico, mais de uma vez ao ano.

Além disso, você pode consultar especialistas em caso de histórico de doenças familiares específicas.  Por exemplo, em caso de doenças no coração, garanta uma visita ao médico cardiologista.

Preocupação nunca é demais

Quando se trata da sua saúde, preocupação nunca é demais.

Adote o hábito de visitar o médico regularmente, mesmo sem identificar doenças ou sintomas preocupantes. A prevenção é o melhor caminho, o que só é possível com consultas periódicas.

Ainda, procure clínicas especializadas, como a Salve e de boa reputação, para se consultar com profissionais certificados.

Mesmo que esteja com plena saúde, sem histórias familiares preocupantes ou indícios alarmantes, é recomendável que se vá ao médico, pelo menos, uma vez ao ano. Peça uma bateria de exames, exame sanguíneo, colesterol, glicemia e níveis hormonais, entre outros.

Por fim, se estiver com a dúvida: “quantas vezes ao ano preciso ir ao médico?”, leve em conta fatores como idade e sintomas fora do normal. Além disso, também é recomendado visitar especialistas com certa frequência, para check ups individuais.

Médico cardiologista, ginecologista e urologista são alguns dos profissionais que devem ser consultados, ao menos, uma vez a cada dois ou três anos. E, claro, visite o médico sempre que sentir que for necessário, mesmo que já tenha se consultado em um pequeno intervalo de tempo.

Ainda tem alguma dúvida? Comente com a gente o que achou!




Compartilhe:

Tags do post:

Voltar ao topo WhatsApp