Entre em contato com uma de nossoas unidades.

Por que as mulheres precisam ir ao ginecologista todo ano?

por

Para reforçar a importância de ir ao ginecologista todo ano, a Salve preparou um conteúdo especial, com informações relevantes que você precisa saber para começar a cuidar da sua saúde íntima.

Você sabe por que as mulheres precisam ir ao ginecologista todo ano? Descubra a importância dessas consultas aqui na Salve (Foto: Reprodução)

Muito se fala sobre a importância de ir ao ginecologista periodicamente, mas algumas mulheres podem não entender os verdadeiros motivos para realizar essa visita ao médico com frequência.

No entanto, a saúde feminina é uma das áreas cruciais para ter uma vida saudável e livre de doenças, e consultar um profissional especialista é o primeiro passo para isso.

E para reforçar a importância de ir ao ginecologista todo ano, a Salve preparou um conteúdo especial, com informações relevantes que você precisa saber para começar a cuidar da sua saúde íntima!

Continue com a gente para descobrir todos os detalhes.

Por que é tão importante ir no ginecologista todo ano?

Na grande maioria dos casos, as pessoas visitam o médico quando identificam um problema consigo mesmas.

Por exemplo, uma dor de dente te leva ao dentista, estar acima do peso te leva ao nutricionista, e problemas estomacais te levam ao gastroenterologista.

No entanto, existem algumas doenças que são silenciosas, e você pode notá-las quando é tarde demais, e o quadro já está te causando problemas mais sérios.

É o caso da saúde feminina.

Diversas disfunções que acometem as mulheres acontecem sem sintomas, por vários motivos, como:

  • Histórico genético;
  • Maus hábitos de limpeza e cuidados;
  • Doenças que se desenvolvem com o tempo;
  • Reações a outras doenças.

Algumas podem apresentar sinais, o que faz com que as mulheres procurem o ginecologista. Entretanto, muitas delas se desenvolvem sem qualquer indício, e podem ser realmente difíceis de tratar depois.

Por isso, a principal importância de ir ao ginecologista todo ano, no mínimo, é para prevenir essas doenças, e, se acontecer, poder identificá-las o quanto antes.

Além disso, muitas mulheres já conhecem o valor de um check-up de rotina. Mesmo sem sintomas ou doenças, visitar o seu médico garante que você continue bem.

Ou seja, ir a um profissional especializado não apenas é fundamental para a prevenção, como também para tratamentos precoces e manutenção da sua saúde.

E qual a periodicidade ideal das consultas?

Depois de entender a importância de ir ao ginecologista regularmente, muitas mulheres podem ter dúvida sobre qual a periodicidade dessas consultas.

Em um primeiro momento, a Salve indica ir ao médico a partir da primeira menstruação, entre 12 e 15 anos, para a maioria das adolescentes. Inclusive, essa também é a recomendação do Blog da Saúde, do Governo Federal.

Dessa forma, será possível abordar diversos pontos fundamentais da saúde feminina, além de discutir o uso de anticoncepcionais e outros medicamentos, por exemplo.

Se o ginecologista não identificar nenhuma adversidade, mulheres jovens podem ir ao médico a cada 2 anos, desde que não reconheçam nenhum sintoma ou problema.

No entanto, a partir dos 25 anos, recomendamos visitar o ginecologista uma vez por ano, pelo menos.

Isso porque existem diversos exames que devem ser feitos com regularidade, além de doenças que possuem uma taxa mais alta de se desenvolver.

Por fim, a partir dos 40 anos, é importante aumentar as visitas, mantendo a periodicidade entre 6 meses e 1 ano, no máximo.

E, claro, é de extrema importância marcar uma consulta ao identificar sintomas na região íntima, como desconfortos, corrimentos e dores.

Por outro lado, muitas mulheres podem deixar de ir ao médico com tanta frequência, seja por falta de tempo ou esquecimento, por exemplo.

Nesse caso, muitos consultórios optam por deixar o atendimento agendado automaticamente, já para a próxima data recomendada.

E aqui na clínica Salve, você consegue agendar suas consultas de maneira fácil e prática, para manter a regularidade das visitas e prezar pela sua saúde.

Quais os exames que devem ser feitos em consultas de rotina?

Além das consultas periódicas, também é recomendável realizar alguns exames de rotina, que são essenciais para se certificar de que está tudo certo.

Alguns dos principais são:

  • Colpocitologia Oncótica, popularmente conhecido como Papanicolau: deve ser feito anualmente.
  • Sorologias: exames de sangue para identificar DSTs, feitos entre 6 meses e 1 ano;
  • Ultrassonografia transvaginal: indicada quando a paciente relata dores pélvicas ou alterações menstruais. Não precisa ser feito em todas as consultas, mas recomendamos não ultrapassar mais de 2 anos entre cada exame.
  • Mamografia: recomendável uma vez por ano, a partir dos 40 anos, ou com menos idade, caso existam fatores de risco.

Na Salve, você pode realizar suas consultas e exames em um só lugar, otimizando suas visitas ao médico e sua rotina.

Além disso, nossa clínica conta com equipamentos modernos, que poderão fornecer os melhores resultados com toda a tecnologia disponível.

Entre em contato conosco e agende uma consulta: (62) 3637-2773, ou pelo nosso Whatsapp (62) 9 9993-2773

Por que ir ao ginecologista todo ano?

Embora todos os médicos sejam importantes, o ginecologista é ainda mais essencial para a saúde das mulheres.

Ao realizar consultas periódicas, uma vez por ano, você aumenta consideravelmente as suas chances de prevenir diversas doenças, como:

  • Câncer;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Infecções;
  • Irregularidades hormonais;
  • E diversos outros distúrbios.

Além disso, cada idade e ciclo feminino necessita de cuidados especiais, para garantir o bem-estar e a qualidade da vida da mulher.

Dessa forma, para fornecer exatamente o que seu corpo precisa, é preciso fazer consultas com regularidade.

No entanto, nós sabemos como o dia a dia pode ser corrido, nem sempre permitindo que dediquemos a devida atenção à nossa saúde.

Por isso, na Salve você encontra uma clínica popular, com preços acessíveis e profissionais qualificados.

Aqui você encontra uma equipe de ginecologistas, que atendem em nossas 3 unidades, possibilitando que você marque visitas quando puder, na localidade que for mais próxima de você.

  • Centro: Rua 6, n°430, St. Central – Goiânia (Ao lado da Flávio’s Calçados)
  • Pio XII: Av. Pio XII, Qd, 97, Cidade Jardim – Goiânia (Em frente a Big Lar)
  • Garavelo: Av. da Igualdade, Qd. 90, St. Garavelo – Aparecida de Goiânia  (Ao lado do Bradesco)

Não deixe de marcar uma consulta com o profissional da saúde íntima, para garantir o seu bem-estar. Mesmo sem sintomas, é importante visitar o ginecologista pelo menos uma vez por ano.

E ao escolher uma clínica confiável, como a Salve, você não apenas garante um check-up completo, como também conta com equipamentos e profissionais de qualidade para cuidar da sua saúde feminina.




Voltar ao topo WhatsApp