A tomografia computadorizada é um exame mais preciso e detalhado que o raio-x, podendo identificar lesões e fraturas nos órgãos e ossos.
Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicáveis.
A tomografia computadorizada é um exame mais preciso e detalhado que o raio-x, podendo identificar lesões e fraturas nos órgãos e ossos.
A tomografia computadorizada (TC) pode ser feita de várias formas. A mais comum é o aparelho de análise corporal, semelhante ao aparelho de ressonância magnética. Contudo, também existem as tomografias localizadas, muito comuns em exames odontológicos, por exemplo.
O paciente é posicionado no aparelho, e deve permanecer imóvel. Também se recomenda retirar todos os tipos de joias metálicas, pois interfere nas imagens. O exame dura questão de segundos, e as imagens são enviadas para o monitor. Recomenda-se jejum de 6 horas antes do exame.
A tomografia é feita para localizar fraturas, lesões e anormalidades em órgãos, ossos e outras estruturas internas. Esse exame é mais específico e detalhado que o raio-x convencional, e pode diagnosticar irregularidades internas mais profundas.
As imagens são mais nítidas e definidas que outros aparelhos, capaz de identificar mesmo as lesões menores e imperceptíveis em exames como raio-x convencional. O nível de radiação emitido não oferece risco para a saúde do paciente.