Não perca tempo. Agende já sua consulta ou exame.

O que acontece com seu corpo quando você toma pouca água?

por

Doenças, disfunções corporais, dores: veja o que pode acontecer com seu corpo quando você toma pouca água.

Doenças, disfunções corporais, dores: veja o que pode acontecer com seu corpo quando você toma pouca água (Foto: Reprodução)

Na teoria, todos conhecemos a importância de beber a quantidade certa de água todos os dias. Mas, na prática, não é exatamente isso que acontece.

Muitas pessoas deixam de ingerir o líquido regularmente, e o corpo pode estar apresentando sinais de sobrecarga por conta disso.

Por esse motivo, é fundamental conhecer a importância de beber água todos os dias, além de saber identificar os sinais de uma possível desidratação.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial mostrando o que acontece com seu corpo quando você toma pouca água. Confira!

Por que precisamos beber água?

Existe uma série de motivos importantes para bebermos água. A princípio, nosso corpo é composto de 60% a 70% desse líquido.

Isso significa que inúmeras funções corporais, vitais para a sobrevivência, dependem da água, como, por exemplo:

  • transporte sanguíneo;
  • absorção de nutrientes;
  • filtragem de substâncias;
  • transpiração;
  • controle da temperatura.

Muitos acreditam que a água é apenas para garantir a hidratação ou para filtragem dos rins, mas sua importância vai muito além dessas funções.

Basicamente, precisamos da água para que nosso organismo funcione corretamente.

E, ao contrário do que se imagina, não é indicado esperar ter sede para beber água. Na verdade, esse sintoma apenas indica que o corpo já está passando necessidade, e pode não estar cumprindo plenamente todas suas atividades.

Além das atribuições corporais, a água também é vital para outros sentidos. Por exemplo, ela ajuda a manter a concentração, a tranquilidade e a disposição. Também pode auxiliar na perda de peso e vitalidade.

Por isso, é importante não apenas beber água, mas ingerir a quantidade certa para cada organismo.

O que acontece quando bebemos pouca água?

No entanto, quando deixamos de beber água, ou fazemos a ingestão de pouco líquido, nosso corpo começa a apresentar sinais.

No início, é possível sobreviver com pouca água, mas apenas por alguns dias. Isso porque nosso corpo continua trabalhando normalmente, mas sem receber toda a hidratação que precisa.

Em pouco tempo, ele começará a falhar em algumas das funções mais básicas, podendo trazer sérias consequências.

Veja algumas das coisas que podem acontecer quando você toma pouca água:

1. Febre e calafrios

A temperatura corporal é regulada através da transpiração, fazendo com que o corpo permaneça em estabilidade.

No entanto, ingerir pouco líquido faz com que não haja um estoque de suor para cumprir essa função.

Em poucos dias, pessoas desidratadas podem sofrer de febre ou calafrios, indicações de que o corpo não está em sua temperatura ideal.

Essa sensação pode durar por vários dias, incluindo suor frio, desconforto e dificuldades para dormir, por conta de variações abruptas.

Dores e infecções são alguns dos problemas mais comuns para quem não bebe água todos os dias (Foto: Reprodução)

2. Pedra nos rins

As pedras nos rins são consequências bem conhecidas de beber pouca água. No entanto, poucas pessoas levam a sério esse problema.

Inicialmente, você poderá experimentar infecções de urina, que adquire cor e odor fortes, além de dor para urinar e desconforto pélvico.

Em seguida, no organismo, as substâncias tóxicas e outros componentes tóxicos prejudiciais deixam de ser filtrados corretamente pelos rins.

Com o tempo, esses agentes formam as conhecidas “pedras”, que, uma vez alojadas, podem causar dores graves. Inclusive, em muitos casos, elas não são expelidas naturalmente, o que traz a necessidade de cirurgia.

3. Problemas na visão

Sem água, a retina não pode lubrificar as córneas corretamente, causando a sensação de secura nos canais lacrimais. É comum experimentar um certo desconforto, como se tivesse areia ou poeiras nos olhos.

Entretanto, a médio e longo prazo, a visão vai sendo danificada, inclusive apresentando riscos de cegueira parcial ou total.

Isso porque a falta de lubrificação adequada deixa os componentes oculares mais sensíveis e  desprotegidos, e, com isso, mais propensos a danos externos.

4. Queda de pressão

O esforço excessivo que o corpo faz para continuar trabalhando, mesmo sem suprimento de água, faz com que a pressão arterial oscile bruscamente.

O coração passa a trabalhar com sobrecarga, forçando as artérias e, eventualmente, causando uma queda de pressão.

Em determinadas situações, isso pode ser grave, trazendo consequências ainda mais sérias, uma vez que acompanha visão nublada, falta de ar e fraqueza, por exemplo.

Sinais de que você pode estar bebendo pouca água

Essas são apenas algumas das situações causadas pela falta de água. Cada organismo reage de uma maneira, e, por isso, os sintomas se manifestam de maneira diversa.

No entanto, existem alguns sinais que seu organismo apresenta indicando que é hora de beber mais água. Por exemplo:

  • dor de cabeça;
  • pele ressecada;
  • dificuldade para emagrecer;
  • cansaço constante;
  • irritabilidade;
  • dificuldade para se concentrar.

Portanto, é preciso ficar atento para como seu corpo está reagindo. Se experimentar alguns desses sintomas, ou mais de um, é hora de começar a beber mais água.

Dicas para beber mais água

Em média, um corpo humano adulto precisa de 2 litros de água por dia. Esse valor varia de acordo com cada profissional.

De acordo com especialistas para uma matéria especial da BBC, a quantidade é ainda maior, variando entre 2,5 litros e 3 litros.

Claro, o volume ideal varia de corpo para corpo, dependendo, também, de fatores como:

  • região onde mora;
  • peso;
  • metabolismo;
  • dieta;
  • necessidades especiais.

Por isso, consulte um médico especialista assim que possível, para confirmar.

No entanto, existem algumas dicas práticas para começar a beber mais água todos os dias.

As águas aromatizadas são uma boa alternativa para quem não consegue ingerir bastante líquido no dia a dia (Foto: Reprodução)

A princípio, tenha sempre uma garrafinha em mãos. Ela ajudará a manter o hábito, lembrando que é preciso ingerir mais líquidos, além de ser prático.

Além disso, algumas pessoas podem sentir dificuldade em ingerir água. Por isso, podem optar por alternativas como chás e líquidos aromatizados com limão e gengibre. No entanto, é importante evitar bebidas açucaradas, como refrigerantes.

Outra possibilidade é fazer o download de um aplicativo que manda lembretes diários para beber água. Existem diversas plataformas personalizáveis para sua rotina e os melhores horários.

Por que é importante beber bastante água?

Se você estiver tomando pouca água, seu corpo irá lhe avisar. Esse elemento é fundamental para a sobrevivência e execução correta de todas as funções corporais.

Sem uma quantidade adequada de líquidos, o organismo começará a falhar, trazendo dores, disfunções e consequências sérias.

Por isso, comece a beber mais água, nem que seja um ou dois copos a mais. Aos poucos, você irá se acostumar com a rotina e passar a ingerir a quantidade ideal para você.

Mas é essencial praticar esse hábito o quanto antes, para melhorar não apenas sua saúde, mas também seu bem-estar, disposição e qualidade de vida.




Compartilhe:

Voltar ao topo WhatsApp