Não perca tempo. Agende já sua consulta ou exame.

4 cuidados com a visão que você precisa ter

por

Os cuidados com a visão são essenciais para garantir o bom desempenho dessa função essencial do nosso corpo.

Bons hábitos são essenciais para cuidar da visão do jeito certo.

Os cuidados com a visão são essenciais para garantir o bom desempenho dessa função essencial do nosso corpo. Para isso, existe uma série de hábitos simples que podem ser adotados no dia a dia, que certificam a saúde dos olhos.

A falta de atenção, além de não visitar regularmente o oftalmologista, pode acarretar em doenças graves, prejudicando o pleno funcionamento dos olhos. Por isso, confira 4 cuidados com a visão que você precisa ter no cotidiano, para proteger seus olhos e possíveis problemas.

1 – Não coce

Essa é uma das dicas mais comuns dadas por profissionais e especialistas.

Quando o assunto são os cuidados com a visão, não coçar os olhos é essencial. Isso porque a estrutura ocular é uma das mais sensíveis do corpo, e, ao forçar as pálpebras com os dedos, proporciona o contato de bactérias com os olhos. Dessa forma, as chances de doenças e infecções aumentam consideravelmente, além do atrito de sujeiras contra o olho. Assim, é essencial evitar ao máximo coçar os olhos, mesmo quando surge aquela vontade.

Médicos oftalmologistas recomendam que seja feita a lavagem com água corrente, ou mesmo com loções geladas, para diminuir a irritação. Ainda, se for necessário levar as mãos até os olhos, é preciso higienizar corretamente os dedos, com água e sabão.

2 – Evite longas exposições a luz

Alguns dos cuidados com a visão mais básicos é evitar longas horas de exposição à luz.

Seja ela natural, como o sol, ou artificial, como ecrãs de dispositivos móveis, a luz causa cansaço nos olhos, e exige maior esforço para se adaptar à luminosidade. Por isso, sempre que for expor a visão à luz, procure tomar os devidos cuidados.

Ao sair no sol, utilize proteção, como bonés e óculos escuros. Evite olhar diretamente para a luz, e, para que o olho não precisa se adaptar abruptamente, sempre faça a transição de ambientes devagar.

Enquanto isso, a luz artificial também constitui uma das principais causas de problemas na visão. Principalmente ecrãs, as telas de dispositivos móveis, como celular, televisão e computador, que estamos em contato quase o tempo todo, aumentam, e muito, as chances de problemas na visão. Sempre dê pausas após muito tempo de exposição, de preferência em locais escuros.

Muita exposição à luz pode ocasionar:

  • Dores de cabeça
  • Surgimento de alta sensibilidade
  • Cansaço 
  • Visão embaçada;

Entre outros problemas.

3 – Lubrifique adequadamente

Ao longo do dia, nossos olhos são expostos a fatores como secura, luz, poeira, sujeira e bactérias. Para se proteger, a estrutura ocular pode utilizar uma lubrificação natural, como a lágrima, para limpar os canais.

No entanto, um dos cuidados com a visão também inclui lubrificação artificial. Sempre que possível, lave os olhos com água corrente, e seque com uma toalha limpa, ou papel macio, para não arranhar.

Ainda, se começar a surgir sinais de cansaço por conta da exposição, como sentir os olhos secos, utilize soluções adequadas, como soro fisiológico. Também existem colírios utilizados para lubrificar os olhos, mas não use nada sem, antes, consultar um médico oftalmologista.

A correta lubrificação dos olhos é um dos principais cuidados com a visão, além de prevenir problemas, infecções, irritação e cansaço.

4 – Mantenha hábitos saudáveis 

Finalmente, os cuidados com a visão também incluem hábitos saudáveis.

Todos os nossos sistemas estão interligados, e uma rotina equilibrada ajuda a manter a saúde dos olhos. Uma dieta saudável e rica em verduras e legumes, como cenoura, alface, beterraba, e também peixe, possuem vitaminas essenciais para a visão. Além de realizar a manutenção da vista, também reduz as chances de doenças e outros problemas nos olhos.

Enquanto isso, procure ingerir dois litros de água por dia, para que o corpo se mantenha hidratado, e, assim, possa hidratar os olhos também. Quando as lágrimas são produzidas, a vista não fica desidratada, seca e propensa a infecções, bactérias e irritação, por exemplo.

Ainda, adote outros hábitos, como evitar o tabagismo e ter uma boa rotina de sono. Esses pequenos atos são essenciais para os cuidados com a visão.

Cuidados que se precisa ter

Nos dias de hoje, não conseguimos imaginar nossa vida sem a visão. Somos seres essencialmente visuais, e mesmo as tarefas mais simples contam com essa função. Por isso, é preciso ter alguns cuidados básicos, durante o dia a dia, para garantir que nossa vista seja preservada do jeito certo.

Evite expor os olhos a bactérias e poeira, lavando e hidratando sempre que possível. Tenha cuidado com a exposição excessiva à luz, seja natural, como o sol, ou artificial, como os ecrãs de dispositivos móveis.

Pequenos hábitos, unidos a uma rotina mais saudável, garantem os cuidados com a visão necessários para manter essa função adequadamente. Além disso, faça consultas periódicas ao seu oftalmologista. Na Salve você encontra oftalmologistas especializados para esse tipo de cuidado.

O que achou do artigo? Compartilhe e comente com a gente!




Compartilhe:

Voltar ao topo WhatsApp