Não perca tempo. Agende já sua consulta ou exame.

Dores na coluna? Saiba qual especialista consultar

por

Dores na coluna podem ter várias causas, e diferentes especialistas podem fazer o diagnóstico correto.

Dores na coluna podem ter várias causas, e diferentes especialistas podem fazer o diagnóstico correto.

Muitas vezes, dores na coluna, recorrentes ou não, são um incômodo para as pessoas. Elas podem impedir a realização das atividades mais básicas, e se tornar um verdadeiro problema, se não forem tratadas.

É normal sentir algumas dores na coluna depois de esforço físico, principalmente sem o alongamento adequado. Contudo, caso as dores persistam, é indicado procurar um médico para dores na coluna.

Conheça algumas das especialidades que tratam dores na coluna e quando procurar alguma delas em clínicas em Goiânia.

Médico ortopedista

O médico ortopedista é um especialista de dores na coluna mais comum de ser procurado. Isso porque ele trabalha com o sistema músculo-esquelético, podendo indicar problemas na coluna a partir dos ossos.

Usualmente, dores na coluna podem vir de lesões, traumas ou fraturas. Em casos mais graves, até mesmo tumores e outras doenças graves. Um médico ortopedista será capaz de pedir os exames específicos para analisar seus ossos, e identificar fraturas que possam estar gerando dor.

Na maioria das vezes, as dores na coluna são ocasionadas por problemas como hérnia de disco, identificadas pelo ortopedista. Ainda, doenças dos ossos podem causar dores em todo o corpo, como osteoporose ou artrite, que são diagnosticadas por um médico ortopedista.

Médico reumatologista

O médico reumatologista é o segundo especialista mais procurado para dores na coluna, e costuma atender em parceria com o ortopedista. Um reumatologista analisa e diagnostica inflamações nas articulações, tendões, músculos e ossos.

Não é incomum que dores na coluna surjam de um mau jeito nas costas, por exemplo, que leva a uma inflamação na região. Ou, ainda, problemas como a hérnia de disco também são tratadas pelo reumatologista.

É importante identificar o local da inflamação, pois ele pode estar em um ponto crucial da espinha, e proporcionar dores em outras regiões também. Causas como postura inadequada, peso indevido e sem preparo, ou mesmo um acidente, como bater as costas, podem causar inflamação do local. Nesse caso, o médico reumatologista é o mais indicado para realizar os exames e o prognóstico ideal para o problema.

Médico neurocirurgião

A procura de um médico neurocirurgião para dores na coluna é indicada em casos mais graves, muitas vezes encaminhado por outro especialista.

O neurocirurgião cuida do sistema nervoso central, diretamente ligado à espinha e à coluna.  Dessa forma, a avaliação desse especialista descarta a possibilidade de doenças cerebrais e necessidade de intervenção cirúrgica.

No entanto, é preciso se atentar para essa possibilidade, em caso de dores na coluna recorrentes e que não tenham sido diagnosticadas por demais médicos. Nesse caso, o neurocirurgião irá realizar uma série de exames neurológicos, para identificar uma possível causar das dores, não relacionada aos ossos ou músculos.

A indicação de procurar um médico neurocirurgião, geralmente, vem depois de consultas com outras especialidades, como a ortopedia e reumatologia.

Fisiatra intervencionista

Essa especialidade é relativamente nova no Brasil, mas vem crescendo consideravelmente, e também pode ser uma indicação para suas dores na coluna.

O fisiatra é um médico especializado especialmente na coluna, e realiza intervenções minimamente invasivas, sem necessidade de cirurgia, por exemplo. Apesar de ser uma profissão popular no exterior, ainda está em expansão no país. Dessa forma, pode ser menos acessível para uma consulta.

No entanto, se for possível, é um médico indicado para dores na coluna, por estudar e se especializar exatamente nessa área.

Quando procurar um especialista para dores na coluna

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, 80% da população relata, ou já relatou, algum problema na coluna. Muitos dos casos, quase 40% deles, se resolvem sozinhos, como um mal jeito ou uma inflamação ocasional.

Entretanto, a recorrência ou persistência das dores na coluna podem indicam um problema mais sério. Nesse momento, é preciso estar atento aos sinais e decidir quando é hora de procurar um especialista.

Se identificar algum desses sintomas, considere ir ao médico:

  • Dores de cabeça junto com as dores na coluna;
  • Dores na coluna que se estendem para os braços e pernas;
  • Dores após traumas recentes, como quedas ou acidentes;
  • Dores recorrentes por mais de 6 semanas;
  • Restrição dos movimentos;
  • Histórico familiar relacionado à doenças que atingem a coluna.

Além disso, caso suas dores na coluna estejam te impedindo de fazer atividades cotidianas, marque uma consulta com um médico especialista.

Não deixe de se consultar

Dores na coluna não são normais se estiverem te impedindo de realizar atividades do dia a dia. Exercícios sem alongamento, esforço físico eventual, ou mesmo dormir em uma má posição, podem ocasionar inchaços e inflamações nas articulações.

Caso as dores não passem naturalmente, em alguns dias, se tornem persistentes e crônicas, não hesite em procurar um especialista.

Médicos como ortopedista, reumatologista e neurocirurgião são especialidades indicadas para dores na coluna, avaliando diferentes regiões e causas para os incômodos. Além disso, visite seu médico periodicamente, realizando exames de rotina para evitar problemas futuros.

A Salve Saúde Popular conta com especialistas para dores na coluna. Compartilhe e nos diga o que achou!




Voltar ao topo WhatsApp